quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Verde


Hoje o que mais vemos são pequenas iniciativas sustentáveis vinda das empresas, na qual mostram uma preocupação com o nosso futuro e principalmente com o consumo excessivo. Criam eventos e produtos ecologicamente correto criando clientes fiéis a marca e a atitude responsável. Contudo essa tendência "atual" de preservar o meio ambiente é irrisória perto do que realmente seria o apropriado, porém é muito importante que isso está crescendo por parte da sociedade. Infelizmente por parte dos governos isso não é recíproco o que mostrou o recente encontro COP15 de Copenhagen (2009) em que não foi estabelecidos metas agressivas em parcerias com governos.
Ao analizar o que efetivamente o governo brasileiro poderia fazer para aumentar sua popularidade, porém até nesse ponto "favorável" a eles não há interesse, pois ao meu ver, uma simples ação seria responsável por muita melhoria.
Tal ação é incentivar a reciclagem e separação do lixo doméstico. Para viabilizar, poderia criar divisões nos caminhões onde minimizaria muito trabalho nos aterros sanitários, incluindo no itinerário dos mesmos, regiões especializadas em determinada reciclagem, onde deixariam os resíduos. Criando assim o costume do cidadão em organiza-los.
É de alta relevância o movimento social que abraça essa responsabilidade, pois a gravidade é alta. É importante saber que a discussão da sustentabilidade existe a mais de 40 anos, iniciou em 1968 com o Clube de Roma, onde debatiam assuntos relacionados a política, economia mundial, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário